A leitura de artigos científicos não é algo simples e agradável, pois nem sempre temos tempo para leitura de textos extensos e repletos de termos técnicos. A tentativa de uso de textos científicos por gestores, empreendedores, consultores e demais atores interessados na inovação das organizações, geralmente implica no acesso a muitos textos, caracterizando uma leitura lenta e fragmentada. Outro aspecto a destacar é que os textos científicos geralmente carecem de direcionamento às ações, principal demanda dos praticantes que buscam soluções para os seus muitos desafios organizacionais. Estes dois argumentos são apontados por van Aken e Romme (2009) como as principais razões para a baixa utilização de textos científicos pelos praticantes. Essas limitações da literatura científica motivaram o desenvolvimento desse canal, que se propõe a selecionar e discutir de forma clara e objetiva, na forma de cartas, os mais recentes e importantes avanços científicos da área de Inovação Organizacional. Para isso, acompanhamos as publicações dos principais periódicos científicos da área de Inovação, selecionando textos voltados para inovação organizacional. Uma vez Identificado os textos de interesse, convidamos os seus autores ou especialistas na temática, para redação de uma carta explorando as inovações na perspectiva dos praticantes, ou seja, dos gestores. Nossas cartas são de cunho pragmático, objetivando reflexões ou mesmo aplicação direta pelos praticantes. Assim, atualizamos os praticantes sobre os novos conhecimentos referentes à inovação organizacional, promovendo a aplicação destes no contexto organizacional, ou seja, facilitando a transposição do invento científico para a inovação empresarial.
Público-alvo: administradores, empreendedores, consultores, professores e demais atores interessados na inovação organizacional.
Interação com o público leitor: os leitores podem utilizar o espaço Comentários para comentar cada uma das cartas. Os comentários e, caso necessário, as replicas dos autores são publicados como Adendos à carta, configurando um ambiente interativo de discussão e construção de ideias.